A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que não abrirá mão de disputar a presidência do partido nas eleições previstas para agosto deste ano. O atual presidente, ex-deputado Carlos Bezerra, já anunciou que não buscará a reeleição e se aposentará. Janaina destacou que o foco da presidência é viabilizar a candidatura à majoritária nas eleições de 2026, quando ela planeja disputar uma vaga no Senado. No entanto, ela deixou claro que, mesmo que não seja sua candidatura, pretende assumir a liderança do MDB.
"Não vamos abrir mão da presidência, principalmente por causa do projeto principal do partido, que é garantir uma candidatura majoritária. Pode não ser a minha, mas vou trabalhar para que seja. O importante é garantir que o MDB tenha uma vaga na majoritária", afirmou Janaina em entrevista nesta terça-feira (1º/4).
A disputa pela presidência tem gerado especulações nos bastidores, incluindo a possibilidade de saída dos deputados federais Juarez Costa e Emanuelzinho do partido.
Janaina enfatizou que não é interesse do MDB que os deputados deixem a sigla, mas que respeitará qualquer decisão. Ela reiterou que o objetivo é assumir a presidência e promover uma transição consensual dentro do partido.
"Gostaríamos muito que os deputados permanecessem, mas vamos respeitar a decisão deles. Isso não afetará o entendimento do diretório estadual para as eleições de agosto. Queremos construir uma chapa de consenso e de transição, e vamos trabalhar para que a sucessão aconteça da forma mais tranquila possível", concluiu.