02 de Abril de 2025, 16h:57 - A | A

HOME » Política » ALMT derruba veto e projeto de Juca do Guaraná sobre exames de sangue segue para sanção

ESTÍMULO À DOAÇÃO

ALMT derruba veto e projeto de Juca do Guaraná sobre exames de sangue segue para sanção



Por 16 votos a 3, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso derrubaram, nesta quarta-feira (2), o veto ao projeto de lei nº 1547/2024, de autoria do deputado Juca do Guaraná (MDB). O projeto determina o fornecimento gratuito dos resultados dos exames realizados no sangue dos doadores no estado. Com a decisão, o projeto segue para a sanção do Executivo.

"Estou muito feliz com a derrubada deste veto, que representa um avanço para a saúde pública de Mato Grosso. O fornecimento gratuito dos resultados de exames aos doadores de sangue é uma conquista que beneficia diretamente nossa população. Reafirmo meu compromisso com a melhoria da saúde no estado. Agora, com a derrubada do veto, vamos seguir para a sanção do Executivo para que a medida entre em vigor o quanto antes e ajude aqueles que tanto contribuem para salvar vidas", afirmou Juca do Guaraná.

O projeto determina que os bancos de sangue dos hospitais e o Hemocentro de Mato Grosso disponibilizem, inclusive de forma eletrônica, os resultados dos exames feitos durante a triagem dos doadores.

Durante o processo de doação, o doador passa por vários exames para garantir a segurança do sangue tanto para ele quanto para quem o recebe. Entre os exames está um simples teste para verificar os níveis de hemoglobina no sangue, essencial para assegurar que o doador não esteja anêmico.

Atualmente, os doadores precisam ir pessoalmente aos pontos de coleta para acessar os resultados dos exames, o que pode desestimular muitas pessoas a doarem sangue.

"Muitos doadores não conseguem acessar os resultados de seus exames, frequentemente por não poderem retornar ao local para retirá-los. Esse projeto visa solucionar essa dificuldade, proporcionando aos doadores acesso aos resultados e permitindo que cuidem melhor da sua saúde", explicou Juca.

A iniciativa foi elogiada pelos deputados Gilberto Cattani (PL) e Dilmar Dal Bosco (União), líder do Governo, que liberou a base para votar a favor da derrubada do veto.