Abílio Brunini (PL), prefeito de Cuiabá, comparou a mudança na Secretaria de Educação da cidade à derrota brasileira para a Argentina. Na opinião do administrador, a ex-secretária Evanilda Solange Dias deixa o cargo em um bom momento, ao contrário do ex-treinador da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, que foi dispensado após uma derrota por 4x1 para a Argentina.
Na quarta-feira (02), durante uma coletiva de imprensa, Abilio declarou que a ex-secretária deixa um legado positivo para seu sucessor, Amauri Monge, após sua gestão de 92 dias na secretaria. Brunini parabenizou os resultados obtidos por Solange e destacou que sua saída não está ligada a investigações policiais, fazendo referência às mais de 20 operações realizadas em Cuiabá durante os oito anos de gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). "Também não foi uma ação policial", afirmou.
Brunini ressaltou que Solange desempenhou um papel fundamental na capacitação de servidores e na organização de atividades de formação, o que continuará a ser sua função na Escola de Formação de Servidores. "Ela é especialista na formação do servidor e foi essencial para estruturar essa área. Agora, com um bom começo, ela segue para novos desafios", afirmou.
De forma descontraída, o prefeito brincou sobre a permanência de Solange na gestão, dizendo que inicialmente ela planejava ficar apenas 90 dias e depois retornar a Fortaleza, onde trabalhava antes. No entanto, acabou sendo "convencida" a ficar. "No plano dela, ela disse: 'vou te ajudar nesse início de gestão'. Mas aí, ela comeu cabeça de pacu e ficou", brincou, provocando risos entre os presentes.
EXONERAÇÃO – Desde o começo da administração de Abílio Brunini, em janeiro, a Secretaria Municipal de Educação tem sido um dos principais alvos de críticas, tanto por parte da oposição quanto por integrantes da base do prefeito. Em virtude da crise na secretaria, o começo das aulas foi postergado em uma semana, em fevereiro.
Em dezembro, Abílio anunciou a chegada de Evanilda Solange Dias, residente em Fortaleza (CE). O prefeito enfatizou o extenso histórico de 34 anos de trabalho na educação de Mato Grosso, como funcionária efetiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Formada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e com especialização em Ensino Superior, possui ampla experiência na administração e na capacitação de profissionais da educação.