02 de Abril de 2025, 17h:06 - A | A

HOME » Geral » Norovírus atinge cruzeiro nos EUA e infecta mais de 200 pessoas

SURTO

Norovírus atinge cruzeiro nos EUA e infecta mais de 200 pessoas



Mais de 200 pessoas, entre passageiros e membros da tripulação do cruzeiro Queen Mary 2, da Cunard Line, foram afetadas pelo norovírus durante a viagem para Nova York.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, 224 dos 2.538 passageiros e 17 membros da equipe relataram sintomas relacionados à infecção gastrointestinal.

O navio saiu de Southampton, na Inglaterra, no dia 8 de março, e está em direção a Nova York antes de prosseguir para o Caribe. A viagem se encerrará em 6 de abril, com os passageiros permanecendo a bordo enquanto o surto se desenvolve.

Um representante da Cunard afirmou ao jornal USA Today que “tivemos um número limitado de passageiros no Queen Mary 2 que relataram sintomas de doenças gastrointestinais.

Estamos monitorando os hóspedes de perto e, como medida preventiva, realizamos uma limpeza completa e detalhada do navio, além de ativarmos nossos protocolos de saúde e segurança, que têm se mostrado eficazes.”

Um outro cruzeiro, chamado Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line, também está lidando com um surto de norovírus. Até agora, 12 dos 461 passageiros e 22 dos 405 tripulantes relataram sintomas da infecção.

O período de viagem deste navio vai até 9 de abril. Segundo o CDC, todos os afetados em ambas as embarcações foram colocados em isolamento para evitar a propagação do vírus.

O que é norovírus?

O norovírus é um agente infeccioso transmitido por água e alimentos contaminados ou pelo contato com indivíduos infectados. A enfermidade é altamente contagiosa e pode causar diarreia e outros problemas do trato gastrointestinal.

O período de incubação dessa doença é curto; ou seja, os sintomas podem surgir poucas horas após a infecção. Os sintomas incluem febre, calafrios, náuseas, vômitos e diarreia. Os pacientes também podem experimentar dor abdominal, dores musculares, fadiga e cefaleia.

Acompanhe a seção de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do WhatsApp para ficar atualizado sobre o tema!