A primeira edição do projeto "VG com Elas - Várzea Grande para Grandes Mulheres" chegou ao fim na noite deste sábado (29), com o evento "Feira VG com Elas", um grande encontro de empreendedorismo feminino, aberto à comunidade, que aconteceu na praça em frente à prefeitura.
O encerramento foi conduzido pela prefeita Flávia Moretti (PL), que destacou a importância da iniciativa, inédita no município, voltada para o fortalecimento das mulheres e combate à violência política. Durante todo o mês de março, a ação abordou temas como violência de gênero, empreendedorismo feminino, direitos das mulheres, saúde, cultura e educação financeira.
Promovido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com diversos coletivos femininos, o projeto envolveu milhares de mulheres ao longo do mês, oferecendo centenas de serviços nas áreas de saúde, assistência social, cultura, educação, empreendedorismo e autoestima. Também houve um foco no enfrentamento das várias formas de violência contra a mulher, incluindo as violências física, psicológica, política, no trabalho e de gênero.
Em seu discurso, a prefeita Flávia Moretti ressaltou a relevância da presença feminina em todos os setores da sociedade, destacando que 60% dos servidores municipais são mulheres. Ela também fez homenagens a líderes femininas, como Sônia Mazetto da BPW Várzea Grande, a OSC Lírios e a defensora pública Tânia Mattos.
Flávia enfatizou a importância de políticas públicas que garantam segurança, emprego e dignidade às mulheres, além da educação para combater a violência de gênero. “Machismo e racismo são formas de violência que precisam ser combatidas com conhecimento e conscientização”, afirmou a prefeita.
Ela celebrou o sucesso da iniciativa e se comprometeu a dar continuidade ao projeto nos próximos anos. “Hoje encerramos um evento que passou o mês todo voltado às mulheres, discutindo desde o enfrentamento da violência até o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Levamos informações, serviços essenciais e cuidamos da saúde de nossas mulheres, com ações como mutirões para DIUs, laqueaduras, cirurgias de catarata e palestras. Essa foi uma ação inédita em Várzea Grande, e garantimos que teremos mais edições no futuro”, afirmou.
A prefeita também destacou o impacto social do projeto, enfatizando a importância de despertar nas mulheres o senso de pertencimento e protagonismo. “O VG com Elas foi um chamado para as mulheres entenderem que podem estar onde quiserem. Se desejam ser empreendedoras, que abram seus negócios. Se querem ser professoras, que estudem. O mais importante é que se amem e se valorizem”, disse.
O deputado federal José Medeiros (PL), que prestigiou o evento, elogiou a liderança feminina da prefeita e ressaltou a importância de ações como essa para fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades. “Várzea Grande tem o privilégio de ter uma mulher à frente da prefeitura. Ela está criando um espaço para outras mulheres crescerem, e isso é algo digno de ser copiado por outros municípios”, afirmou.
O secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edson Sestari, destacou a importância de transformar a cultura local e criar políticas públicas inclusivas. “Nosso Estado ainda precisa avançar nas políticas de defesa da mulher, mas o que foi feito aqui este mês é um grande passo”, comentou.
A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, ressaltou o papel da assistência social nas ações do projeto. “Garantimos que as mulheres mais vulneráveis tivessem acesso a serviços essenciais, como o Cadastro Único e o programa Criança Feliz. Nossa missão é apoiar essas mulheres a superarem a vulnerabilidade”, explicou.
A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, responsável pela organização do projeto, também destacou a importância de incluir as mulheres na vida produtiva e social da cidade. “O VG com Elas nasceu da necessidade de ampliar as oportunidades para as mulheres, especialmente as mais vulneráveis. Esse projeto não é só um evento, é um movimento que fortalece o protagonismo feminino”, afirmou.
O vereador Charles Fabiano Araújo Quadro, o Charles da Educação, destacou a relevância do evento e defendeu a continuidade das ações. “A Prefeitura deve continuar promovendo feiras como essa, que oferecem visibilidade ao trabalho das mulheres e geram oportunidades reais”, disse.