02 de Abril de 2025, 11h:16 - A | A

HOME » Economia » Mato Grosso concentra 30% das recuperações judiciais de agricultores, mostra Serasa

Liquidez

Mato Grosso concentra 30% das recuperações judiciais de agricultores, mostra Serasa



O aumento nos pedidos de recuperação judicial de agricultores em Mato Grosso foi ainda mais acentuado, destacando a gravidade do alto endividamento no principal produtor de soja do Brasil e, é claro, da quebra de safra causada pelo El Niño.

Informações divulgadas nesta terça-feira pela Serasa Experian indicam que, em 2024, houve um aumento impressionante de 345% nos pedidos de recuperação judicial de produtores rurais que operam como indivíduos.

Mato Grosso liderou os pedidos de recuperação judicial de agricultores, concentrando 30% das requisições. Em 2023, o estado registrou 173 pedidos de produtores atuando como pessoa física, número superior ao total de solicitações feitas em todo o Brasil no ano passado.

Após Mato Grosso, os estados com mais pedidos de recuperação judicial de agricultores pessoa física são Goiás (122), Minas Gerais (57) e Mato Grosso do Sul (45).

"Embora o aumento seja significativo, é importante destacar que o número absoluto de pedidos ainda é pequeno quando se considera o universo de aproximadamente 1,4 milhão de produtores que tomaram crédito rural nos últimos dois anos no país", afirmou Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa, em nota.

Os dados da Serasa também indicam um crescimento considerável nos pedidos de recuperação judicial de empresas e produtores rurais que operam como pessoa jurídica. No total, os pedidos de recuperação judicial de agricultores (PF e PJ), além das empresas do setor agro, somaram 1.200 em 2024, mais que o dobro do número registrado no ano anterior, que foi de 534.