31 de Março de 2025, 17h:35 - A | A

HOME » Economia » Comerciantes estão mais pessimistas em MT

INFLAÇÃO EM ALTA

Comerciantes estão mais pessimistas em MT



A pesquisa que acompanha o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá atingiu 99,9 pontos em março, algo que não acontecia desde agosto de 2020, quando atingiu 93,5 pontos. A avaliação atual demonstra um estado de pessimismo entre os comerciantes, algo que também se reflete no índice nacional, que alcançou 99,2 pontos, o nível mais baixo desde junho de 2021.

A pesquisa conduzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e examinada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) revela uma variação mensal de -1,4% em relação ao mês anterior na capital, mantendo a tendência de decréscimo pelo quarto mês seguido. Durante o período, a taxa atual é 11,4% inferior à de dezembro de 2024.

José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio-MT, destacou a acentuada diminuição da pesquisa nos últimos meses, afetada negativamente pelas circunstâncias atuais do setor comercial e pelos planos de investimento das companhias. "As circunstâncias atuais da economia, marcadas principalmente por uma inflação elevada, afetam a visão otimista dos empresários do setor de comércio e serviços, afetando assim o nível de investimento das empresas."

As oscilações mais significativas nos subíndices que influenciaram os resultados da pesquisa incluem: Nível de Investimento das Empresas (-5,2%), Condições Atuais do Comércio (-4%) e Indicador de Admissão de Colaboradores (-2,5%).

Ainda com base nos dados apresentados, quase oito em cada dez empresários da capital (79,4%) declararam que a situação se agravou, o que pode afetar as Condições Atuais do Setor, já que a maioria (69,6%) declarou que a situação também se agravou. Em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, o número de empresários "insatisfeitos" era um pouco inferior (65,6%).

Em relação à Expectativa de Admissões, que ainda se encontra na zona de contentamento, com 107,2 pontos, e onde 56,2% dos entrevistados afirmaram que tinham a intenção de ampliar o quadro de colaboradores, o percentual atual é menor do que o observado no mês anterior (61%) e no mesmo período do ano passado (65,2%).

O subíndice que teve maior influência neste resultado na pesquisa nacional foi o Condições Atuais da Economia, que mostrou uma redução de 12,2% em comparação com o mês de fevereiro.

O presidente do Sistema S do Comércio em Mato Grosso é o empresário Wenceslau Júnior. A organização é associada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), dirigida por José Roberto Tadro.