20 de Março de 2025, 16h:34 - A | A

HOME » Agronegócios » Mundo quer que o agronegócio brasileiro cresça 40% em 10 anos

Desenvolvimento Econômico

Mundo quer que o agronegócio brasileiro cresça 40% em 10 anos



O Brasil precisa expandir sua produção agrícola em 40% nos próximos 10 anos para garantir a segurança alimentar global, afirmou o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em entrevista ao programa Oeste Negócios nesta segunda-feira (17). Ele citou um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que indica que a oferta mundial de alimentos deve crescer 20% na próxima década para evitar a escassez.

Devido à capacidade do Brasil de produzir alimentos de forma sustentável, o país precisaria dobrar essa meta e expandir sua produção mais do que outras nações. “Nos Estados Unidos, a produção cresce no máximo 10%; no Canadá, 9%; na União Europeia, 12%; e na Eurásia, 15%. Ninguém cresce 20%”, explicou Rodrigues.

O aumento da produção brasileira é impulsionado por três fatores principais: tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas. O ex-ministro destacou que a área plantada de grãos no país cresceu 115%, enquanto a produção aumentou 456%, resultado direto do avanço tecnológico.

O papel da Embrapa
Rodrigues enfatizou a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento do setor. Criada em 1973 para garantir a autossuficiência alimentar do Brasil, a instituição se tornou referência mundial em inovação agrícola.

Ele também destacou que o agronegócio pode ser a solução para desafios globais como insegurança alimentar, transição energética, desigualdade social e mudanças climáticas. Segundo o professor, o Cinturão Tropical—que abrange a América Latina, a África Subsaariana e partes da Ásia—possui terras disponíveis para expandir a produção e atender à crescente demanda global por alimentos.

Fonte: Revista Oeste