O estado de Mato Grosso deverá permanecer no comando da colheita de grãos durante a safra 24/25, conforme as previsões da Companhia de Abastecimento (Conab). O estado, que é destaque em pelo menos seis áreas do setor agropecuário, deverá colher mais de 100 milhões de toneladas de grãos.
No total, o Brasil deverá produzir acima de 328 milhões de toneladas de grãos, com a região Centro-Oeste sendo a maior responsável por essa produção.
As informações foram apresentadas no 6º levantamento de safra, que foi publicado na semana passada. Para a soja, espera-se uma colheita de 47 milhões de toneladas.
A produção de milho é estimada em mais de 45 milhões de toneladas. Outro produto que vem se destacando no estado é o arroz. Com um incremento de quase 20% na produção e na ampliação da área cultivada, a expectativa é de que a colheita chegue a aproximadamente 402 mil toneladas.
Mato Grosso se destaca na produção de seis categorias do agronegócio nacional e prevê um aumento na produtividade nos próximos dez anos. O estado é o principal produtor de algodão, milho, soja, gergelim, carne bovina e etanol de milho.
A previsão é que o agronegócio em Mato Grosso veja um crescimento na produção ao longo da próxima década. O algodão deve crescer 52%, o milho 79%, a soja 46%, a criação de bovinos 40%, a produção de aves 80% e a criação de suínos 39%.