Existem cursos técnicos em todos os campos de trabalho, incluindo o setor agropecuário. O setor agrícola é crucial para a economia nacional, pois é encarregado de criar empregos, exportar produtos, assegurar a segurança alimentar e representar uma parte considerável do Produto Interno Bruto (PIB).
Aqueles que se interessam pelo campo e desejam entrar nesse mercado podem recorrer aos cursos técnicos, que possuem duração curta e alta taxa de empregabilidade. O Metrópoles selecionou algumas alternativas para aqueles que se interessam.
Veja alguns cursos técnicos na área:
Técnico em agricultura
É responsável pelo planejamento, gestão e controle da produção e mecanização agrícola. O profissional supervisiona solo, água, implementação de sistemas de irrigação e drenagem, além de ser também requisitado para o manejo de pragas e doenças com o objetivo de manter a qualidade e o crescimento saudável da plantação.
Técnico em agroecologia
O formado na área é apto para atuar nos sistemas de produção agropecuária e extrativista, sendo responsável pelo desenvolvimento de ações para a preservação e conservação do solo e da água. A sustentabilidade social e econômica é o principal foco dessa área de atuação.
Técnico em apicultura
O profissional atua manejando e cuidando de abelhas e produtos derivados do mel. O formado na área é apto para executar o planejamento, manutenção e gestão de apiários.
Técnico em geologia
Esse profissional fica responsável pela coleta de amostras e processamento de análises sobre composição, estrutura e processos da terra. Pode assumir atividades especificas de mineração, pesquisa e mapeamento geológico.
Técnico em cafeicultura
É responsável pela cadeia produtiva do setor cafeeiro, garantindo a qualidade do cultivo, da pós-colheita e da comercialização do produto final.
Fonte: Metrópoles